
E isso é uma parte muito importante. Percebi como a beleza impacta na autoestima de uma pessoa, como ela se relaciona com o mundo e como o mundo se relaciona com ela.
Além da beleza propriamente dita, a gestão do envelhecimento é fundamental para manter a identidade de qualquer pessoa. Se reconhecer e se ver bem no espelho é algo importantíssimo para a saúde física e mental, e hoje falamos muito na prevenção e correção dos primeiros sinais do envelhecimento, para obter resultados cada vez mais naturais e com intervenções menos invasivas.
Mas por que a Cosmiatria pode ser uma ferramenta de saúde?
A nossa autoestima e como nos relacionamos com o mundo está diretamente ligado à nossa imagem. Apesar de parecer supérfluo para muitos, vários estudos demostram essa relação e sua importância até para a modulação neural.
A nossa pele é o que vemos no espelho e como os outros nos enxergam. Diferente de outras patologias como pressão alta, que muitas vezes ficam ocultas aos olhos alheios, quando se trata de afecções na pele, muitas vezes não temos como esconder.
O cuidado com a beleza e o manejo do envelhecimento com naturalidade, trata feridas que afetam profundamente a pessoa, a forma dela se ver e de se relacionar com o próximo.

Por que fazer procedimentos estéticos com médicos?
O médico é o profissional que estudou a fundo todo o corpo humano. A pele não está dissociada do restante do corpo, e sabemos sua relação com os demais órgãos. É necessário sim um conhecimento aprofundado ao se tratar de um órgão como esse, que não tem como esconder, sabendo dos benefícios e riscos de cada tratamento, como prevenir e reparar possíveis adversidades.
No caso de um Dermatologista, com isso podemos orientar com segurança sobre o procedimento mais adequado para cada caso, levando em consideração fatores como:
Tipo de pele
Melhor indicação para sua queixa
Histórico médico e pessoal
Doenças de pele (como acne, melasma, rosácea)
Danos da pele
Injetáveis na estética e na Cosmiatria: toxina botulínica, preenchedores e bioestímuladores de colágeno
Os injetáveis são os queridinhos da Cosmiatria. Cada um com sua característica particular, são utilizados para melhorar a pele, modular contração muscular e devolver contorno para a face.
Apesar de terem se tornado motivo de estigma, especialmente por conta de exageros mostrados pela mídia, os injetáveis em mãos experientes conferem uma aparência natural e equilibrada. São utilizados para devolver as perdas ocasionadas pelo processo de envelhecimento e levar a um embelezamento da face.
Para que serve a toxina botulínica?
A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, tem a capacidade de modular a contração muscular responsável pelas rugas do movimento através do bloqueio neuromuscular. Essas rugas com o tempo podem se tornar permanentes, marcando a pele mesmo com a musculatura relaxada. Por isso, é comumente usada para prevenir e suavizar essas rugas e linhas de expressão.
Também pode ser utilizada para elevar o olhar, melhorar o sorriso e para outros usos não estéticos, como hiperidrose (sudorese excessiva em áreas delimitadas, como axilas), enxaqueca e espasmos/paralisia facial.
Vale lembrar que a toxina botulínica não é um tratamento permanente e sua reaplicação é feita em média a cada 4 a 6 meses. O intervalo das aplicações e os pontos injetados dependem das características individuais de cada pessoa, como força muscular, espessura da pele e atividade física.


Preenchedores: para cada tipo uma indicação
Existem vários tipos de preenchedores, cujas diferenças podem ser em relação aos ingredientes ativos, viscosidade, duração, grau de biocompatibilidade e técnica de aplicação. A seguir, descrevo alguns dos preenchedores mais usados:
Preenchedores à base de ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um componente que está naturalmente presente entre as células da nossa pele, por isso são considerados biocompatíveis e seguros. Eles são degradados pelas enzimas da pele, por isso não são preenchimentos permanentes e duram cerca de 12 a 18 meses. Isso é fundamental, pois nossas estruturas faciais vão alterando com o tempo, e é necessário que o preenchedor não se mantenha imutavel enquanto todas as estruturas se modificam.

Os preenchedores tem como função a readequação volumétrica da face, ajustando as proporções de luz e sombra do rosto, fazendo um rejuvenescimento e embelezamento da face. As marcas mais famosas desse tipo de preenchedor são Restylane, Juvederm, Up, Rennova, entre outros.
É um composto naturalmente presente nos ossos e dentes que, na pele, estimula a produção de colágeno, aumentando a sustentação e a firmeza da pele. Também apresenta na sua composição o gel de carboximetilcelulose que confere um pequeno volume, sendo esse degradado em 3 meses, quando o estímulo de colágeno está no seu ápice. Ele pode ser utilizado no rosto, pescoço, mãos e diversas áreas corporais com duração de até 1 ano e meio. A recomendação é de manutenção a cada 1 ano, a fim de manter um banco de colágeno positivo. O Radiesse® é uma das marcas mais conhecidas.
Preenchedores à base de hidroxiapatita de cálcio

Esse composto também está presente, na mesma seringa que o ácido hialurônico, no HarmonyCa®, que visa entregar no mesmo produto preenchimento e bioestímulo de colágeno.
Preenchedores à base de policaprolactona (PCL)
São compostos por microesferas de PCL, um polímero sintético biocompatível e biodegradável. Uma das vantagens dos bioestimuladores de PCL é seu efeito preenchedor, além do estímulo de colágeno, sendo indicado para os rostos com muita flacidez e bem magros. Seu nome mais conhecido é Ellansé.

HarmonyCa

O HarmonyCa é um produto que alia preechimento e bioestímulo de colágeno em um só tratamento, com resultados de maior duração.
Outro diferencial do Harmonyca é sua versatilidade, que permite uma abordagem mais personalizada para cada paciente. O resultado, com isso, é mais natural.
Bioestimuladores de colágeno injetáveis
A partir dos 25 anos de idade, diminuímos a capacidade de produção do colágeno, havendo em desbalanço entre a produção e o consumo de colágeno da pele. Assim, o colágeno vai ficando cada vez mais escasso na pele, levando a uma pele flácida, sem viço e opaca. Os bioestimuladores injetáveis são substâncias que estimulam a produção natural do próprio colágeno, restaurando sua quantidade e levando a uma melhora da qualidade da pele.
Bioestimuladores de colágeno à base de ácido polilático
É um composto que estimula a produção de colágeno da pele, aumentando a sustentação e a firmeza da pele. Ele pode ser utilizado no rosto, pescoço, colo e diversas áreas corporais. Esse estímulo tem seu pico em 3 meses, com duração de até 1 ano e meio. A recomendação é de manutenção a cada 1 ano, a fim de manter um banco de colágeno positivo. O Sculptra® é uma das marcas mais conhecidas.


Outros tratamentos estéticos injetáveis
Skinbooster
Apesar de ser composto por ácido hialurônico, não é um preenchedor. Suas partículas menores têm como objetivo uma hidratação profunda da pele, que melhora a sua qualidade e as rugas finas (como aquelas ao redor dos olhos, ao redor da boca, no pescoço e no colo).

Profhilo
O Profhilo é um ácido hialurônico de baixo peso molecular que tem como função ser um bioremodelador celular e um regenerador dos tecidos, sem fazer volume ou efeito preenchedor.
Pode ser utilizado em pontos específicos no rosto e no pescoço, que se espalham uniformemente após, a fim de melhorar a qualidade da pele, principalmente aquelas peles finas e flácidas, ajudando a retardar o processo do envelhecimento.

Tecnologias na Cosmiatria
Segundo o relatório Grand View Research, o mercado global de Estética Médica deve ter uma taxa de crescimento de 14,5% entre 2022 e 2030.
Esse crescimento impulsiona o desenvolvimento de produtos, tecnologias e soluções cada vez mais avançados em um dos países mais relevantes para a área de estética médica, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
E é sobre essas tecnologias que falo agora, para que servem e como podem ser aliadas de uma pele saudável, usadas sozinhas, associadas a outros tratamentos, como os injetáveis.
Tipos de laser
Existem vários tipos de lasers usados na Cosmiatria, cada um com um comprimento de onda e uma finalidade específica. Aqui estão alguns dos tipos de laser mais comuns usados em dermatologia:

Este tipo de laser emite um feixe de luz com um comprimento de onda específico, que é absorvido pela água presente nas células da pele e convertida em calor, o que leva à vaporização das camadas superficiais da pele. Isso provoca uma ablação (remoção) controlada das camadas superficiais da pele, que são substituídas por uma nova camada de células. Esse processo estimula a produção de colágeno e é usado para tratar cicatrizes, estrias, rugas e manchas na pele.
Lasers ablativos (laser de CO2 e laser de erbium)
Laser de luz intensa pulsada (LIP)

É um tipo de luz que não remove camadas superficiais da pele, e tem menor tempo de recuperação do que os tratamentos ablativos. É usado para tratar manchas na pele, rosácea, acne, pelos indesejados, lesões vasculares e poiquilodermia (mancha no decote e pescoço causada pelo acúmulo do sol na pele). Quando a luz intensa pulsada é aplicada na pele, a luz é absorvida por pigmentos, como a melanina (o pigmento que dá cor à pele), bem como pela hemoglobina nos vasos sanguíneos. A energia da luz é transformada em calor, o que leva à destruição seletiva dos pigmentos e vasos sanguíneos indesejados.
A luz intensa pulsada também estimula a produção de colágeno na pele, o que ajuda a melhorar a aparência de rugas finas, fechar poros e outras imperfeições.
Laser de ND:YAG
Pode ser utilizado de três módulos diferentes: o pulso longo, Q-Switched ou picossegundos. É usado para tratar vasos, lesões pigmentadas (como melasma) e remover tatuagens. Quando aplicado na pele, faz a fragmentação do pigmento alvo daquele tratamento, permitindo que o sistema imunológico do corpo remova essas partículas bem menores mais facilmente.

Laser de LED
Luz de baixa intensidade que tem a capacidade de modular a atividade mitocondrial da célula, podendo ser utilizado para controle de inflamação (como lesões de herpes), acne, rosácea e tratamento capilar.


Ultrassom microfocado e macrofocado
Age através de ondas focadas que levam a microablações e aquecimento da parte mais profunda da pele, estimulando a produção do colágeno. Pode atuar em diversas profundidades, a depender da ponteira utilizada, podendo tratar desde peles mais finas a peles mais espessas. É utilizado para tratar a flacidez facial, fazer um efeito lifting, diminuir a papada e elevar as sobrancelhas.
Pode ser utilizado na forma macrofocado, que atinge tecidos mais profundos, como a gordura. Assim, é utilizado no tratamento da gordura localizada em áreas como abdômen, braços, flanco e coxas.

Radiofrequência
A radiofreqüência age por meio de ondas eletromagnéticas de alta freqüência que penetram nas camadas mais profundas da pele, aquecendo-as suavemente e estimulando a produção de colágeno. A energia do dispositivo também ajuda a contrair as fibras de colágeno existentes, melhorando a firmeza da pele em áreas como rosto, pescoço, braços, abdômen e coxas.

Morpheus: microagulhamento fracionado com radiofrequência
É uma tecnologia que associa microagulhas revestidas em ouro com a radiofrequência, que tem como objetivo principal a melhora a flacidez, rugas e textura da pele. Ele pode atingir diversas profundidades, tratando desde a superfície da pele até a camada de gordura.
As pequenas lesões do microagulhamento associadas ao calor da radiofrequência, fazem um estímulo duplo de colágeno com baixo tempo de recuperação do procedimento. Assim, a formação de colágeno é maior com a sinergia que esse aparelho apresenta das duas tecnologias.


Pode ser utilizado no rosto, pescoço, colo, mãos, abdome, braços, coxas, glúteo, dorso, enfim, em qualquer lugar que apresente flacidez, rugas, linhas finas, estrias, cicatrizes e poros dilatados.
Além disso, conseguimos configurar a profundidade da penetração das agulhas para tratamento de gordura localizada, com melhora do contorno corporal e tratamento de dorso, flancos, abdome, braços, papada, face interna da coxa e culotes.

Desde pequena, tenho uma paixão por estudar e ajudar meus amigos a aprenderem. Eu acredito que ser professora é uma dádiva e uma forma de retribuição a todos os ensinamentos que obtive dos meus mestres. Por isso, sempre busquei aprender o que há de mais novo e compartilhar tudo isso.
Durante a graduação, fiz parte como professora e coordenadora de dois projetos de extensão: Cursinho Desafio e Let´s Go, ensinando para alunos que iriam prestar o vestibular e para crianças do quinto ano. Foram experiências incríveis que me fizeram investir ainda mais na minha formação acadêmica.
Assim, além da residência médica, fiz o mestrado e hoje faço doutorado.
O ensino como o exercício da paixão pela Dermatologia
Iniciei no Instituto Lapidare em 2021 como professora a convite da Dra Bhertha Tamura e da Dra Carolina Ferolla, dando aulas teóricas e práticas hands-on. Fui convidada desde então a continuar como professora e, em 2022, iniciei a coordenação da Pós-Graduação junto com elas. É muito gratificante estar novamente, em 2023, de Coordenadora da Pós-graduação de Cosmiatria e Laser do Instituto Lapidare. Amo dar aulas e pegar na mão de cada aluno, passando um pouquinho de mim para cada um deles.
Isso se reflete também na minha consulta, na qual gosto de explicar o que acontece no organismo do paciente e tudo que pelo que ele vai passar e pode esperar do tratamento.




